A classificação para tipo consiste na avaliação comparativa entre a vaca a ser classificada com a vaca tida como ideal, conhecida como "True Type". Porém, a True Type é apenas uma referência, um modelo teórico, e não uma vaca real. São observadas, mensuradas e avaliadas 22 características morfológicas externas do animal, com a finalidade de auxiliar no acasalamento.

Serve ainda de requisito para transformar animais Puros por Cruzamento-PC em animais Puros de Origem-PO (na terceira geração), auxilia na venda e descarte de animais, e também valoriza o animal, pois quanto mais pontuado, mais elevado será seu valor de mercado.

 
 
 
 
   
Em 2011, a Fazenda Figueiredo foi a fazenda que mais classificou vacas no Brasil. Foram 401 vacas, com média de 80,66 pontos, sendo que, dentre essas, 79,80% foram novilhas de primeiro parto. Fizemos um total de 38 vacas MB, 16 vacas MB no primeiro parto e 4 vacas excelentes (2 EX-90 e 2 EX-91).

A classificação para tipo é um dos momentos mais importantes da fazenda e da vida da vaca a ser classificada, é o coroamento de todo um trabalho.

Há muitos fatores envolvidos para que uma vaca seja bem classificada, pois exige muito cuidado de toda a equipe, como bom manejo, nutrição balanceada, bom acasalamento, ordenha bem regulada, bons pré e pós-parto. Enfim, a equipe tem que estar totalmente comprometida com as tarefas da fazenda.

Se houver uma vaca com potencial, porém sem os cuidados adequados, certamente a pontuação dela será prejudicada, pois o manejo é fundamental para que se expresse todo o seu potencial genético, em se tratando de tipo e leite. Portanto, a classificação para tipo é uma das ferramenta para descobrimos os animais de maior expressão dentro da fazenda.
 
Segue a pontuação da Fazenda nesses 25 anos de seleção:


2018 - Fazenda Figueiredo - Todos os direitos reservados.
Rua A - Quadra 48 - Lote 10 s/n - Setor Noroeste - Caixa Postal 01 - CEP 73850-000 - Cristalina - Goiás - FoneFax - (61) 3612-1480