Untitled Document

 




FAZENDA FIGUEIREDO RECEBE VISITAS

O dia 25 de janeiro de 2013 foi destinado a visitas na Fazenda Figueiredo, a qual recebeu alunos e professores da UFG (Universidade Federal de Goiás), técnicos e produtores da central de sêmen Livestock da Nova Zelândia e o produtor Mario Zinato, de Brasília.

Houve uma apresentação feita pelo diretor da Fazenda Figueiredo, Reinaldo Carlos Figueiredo, na qual os participantes puderam se apresentar e discutir vários temas dentro da atividade leiteira. Os alunos de agronomia, zootecnia e veterinária da UFG, estavam acompanhados pelos professores Paulo Guimarães, Paulo Filho e Milton Moreira. Além de ensinar um pouco, também aprendemos muito. Um belo exemplo disso foi uma breve aula que o professor de veterinária Milton Moreira ministrou. Ele estava testando um pequeno aparelho que mede corpos cetônicos dos animais (é como medir glicose em humanos), muito rápido e eficaz, pois com uma gota de sangue tem-se o resultado na hora. Se o índice de corpos cetônicos estiver elevado, podemos dizer que a vaca está com cetose, uma doença metabólica que acomete vacas leiteiras. Isso certamente será muito útil aos técnicos de gado leiteiro, principalmente nutricionistas. 

Também se fizeram presentes técnicos da empresa de sêmen Livestock Improvement da Nova Zelândia, que estão abrindo uma revenda no Brasil e estavam passando nesse dia por Cristalina. Tivemos a honra de recebê-los, e apesar do curto tempo juntos, pudemos mostrar nosso trabalho e trocar ideias sobre nossa realidade e a realidade da Nova Zelândia.

Ainda nesse dia, esteve conosco o produtor Mario Zinato, que está com projeto para produzir leite em Brasília. Ainda com pouca experiência, está muito bem assessorado pelo seu veterinário e parece saber muito bem aonde quer chegar. Conversamos muito sobre a qualidade dos animais da fazenda Figueiredo, instalações, mercado etc.

Todos puderam dar uma rodada nos diversos setores da Fazenda Figueiredo, passando pela ordenha, freestalls, bezerreiro, recria, e inclusive pelas construções do novo freestall e depósito de feno.

Agradecemos a presença de todos que estiveram conosco nesse dia.

 Um Grande abraço.

 

Texto: Reinando Carlos Figueiredo, revisado por Vanessa Bortolanza Figueiredo

 


Veja todas as notícias


2018 - Fazenda Figueiredo - Todos os direitos reservados.
Rua A - Quadra 48 - Lote 10 s/n - Setor Noroeste - Caixa Postal 01 - CEP 73850-000 - Cristalina - Goiás - FoneFax - (61) 3612-1480