Untitled Document

 



  

FAZENDA FIGUEIREDO É ESCOLHIDA PARA CONFERÊNCIA MUNDIAL DE LONGEVIDADE EM VACAS LEITEIRAS

A Fazenda Figueiredo foi selecionada por uma comissão técnica da DeLaval para representar a América do Sul na Conferência de Longevidade em Vacas Leiteiras, que acontecerá nos dias 28 e 29 de Agosto de 2013, na Hamra Farm, fazenda da DeLaval na Suécia. Além da Fazenda Figueiredo, somente outras três fazendas do mundo foram escolhidas, duas dos Estados Unidos e uma da Holanda.

Atualmente, as altas taxas de reposição de vacas na produção de leite tem recebido atenção crescente. A curta vida produtiva das vacas se deve a descartes involuntários causados por mastite, infertilidade e afecções de casco, ou outro problema de saúde, mas também se dá como parte da estratégia da fazenda. Uma vida produtiva curta significa que o potencial de produção de leite das vacas mais velhas não é totalmente explorado. Mas também pode ser que a vida curta acoberte problemas de saúde e fertilidade do rebanho.

Tendo este cenário como base, a DeLaval tomou a iniciativa de organizar uma conferência científica internacional para trazer maior conhecimento e conscientização da importância de melhorar o tempo de vida produtiva de vacas leiteiras. Cientistas e especialistas de diversas partes do mundo foram convidados a compartilhar os últimos estudos sobre conforto animal e discutir como os produtores de leite podem gerenciar melhor seus rebanhos de maneira saudável, lucrativa e sustentável.

O programa incluirá, entre outros, discussões sobre fatores econômicos ligados a longevidade das vacas, saúde do casco, mastite, fertilidade e estresse, assim como conforto animal nas áreas de descanso, circulação e alimentação. O programa será dividido em 4 sessões. Cada sessão se iniciará com depoimentos e perguntas aos especialistas sobre os temas, feitas por produtores de leite dos Estados Unidos, Brasil e Holanda. E a Fazenda Figueiredo é a fazenda que representa o Brasil.

A respeito das perguntas:

Sessão 1 - Aumentando a longevidade, por que se preocupar?

Sessão 2 - A visão das vacas sobre o design do estábulo.

Sessão 3 - Manejo sanitário para reduzir descartes involuntários.

Sessão 4 - Períodos críticos durante a vida da vaca.

As repostas e perguntas feitas para gerar discussão e também para mostrar a realidade da Fazenda, foram respondidas pelo Diretor Administrativo da Fazenda Figueiredo, Reinaldo Carlos Figueiredo. Ele pode colocar de maneira muito clara sua posição e a realidade. As perguntas tiveram aspecto abrangente e relevante, e portanto, as resposta foram bem estudadas e elaboradas.

Especialistas palestrantes:

Especialistas das melhores universidades e institutos de pesquisa do mundo estarão presentes. 

Charlotte Hallén Sandgren

Brian Lindsay

Christer Bergsten

Steven Berry

Albert de Vries

Trevor DeVries

Israel Flamenbaum

Eric Hillerton

Lene Munksgaard

Ken Nordlund

Geert Opsomer

Jeffrey Rushen

Mike van Amburg

Frank van Eerdenburg

Gostaria de agradecer a toda equipe da Fazenda Figueiredo, que não mediu esforços para atender a equipe de filmagem da DeLaval. Somos vistos hoje pelo reconhecimento de nossos esforços na busca constante da perfeição. Fico muito honrado de estar nessa seleção, e muito mais por ser a Fazenda escolhida da América do Sul, dentre tantas outras, inclusive de amigos meus, que possuem o mesmo trabalho focado em qualidade, assim como nós.

Agradeço a toda equipe da DeLaval por ter nos selecionado, em especial aos que estavam presentes (Wiliam Ribeiro, Raquel Gonzaga e Crislaine Santos), que me ajudaram bastante no desenvolvimento da filmagem, pois como disse a eles, não sou ator, sou um produtor de leite e tive dificuldades nas quais eles foram muito importantes para que eu me sentisse tranquilo e focado nas respostas. Meu agradecimento também aos cinegrafistas Peter e Cameron, que vieram da Suécia especialmente para fazer essa filmagem. Desejo que o resultado desse trabalho, e principalmente da conferência, venham trazer mudanças práticas para que, de alguma forma, ajude a nossa vaca produzir e reproduzir por muito mais tempo.

Por Reinaldo Carlos Figueiredo

Revisão: Vanessa Bortolanza Figueiredo


Veja todas as notícias


2018 - Fazenda Figueiredo - Todos os direitos reservados.
Rua A - Quadra 48 - Lote 10 s/n - Setor Noroeste - Caixa Postal 01 - CEP 73850-000 - Cristalina - Goiás - FoneFax - (61) 3612-1480