Untitled Document

 



 

Com a Presença do Governador, ABC da Boa Mesa é encerrado com recorde de números

Aproximadamente 15 mil pessoas passaram pelo circuito do Festival do Alho, Batata, Cebola e Leite de Cristalina, o ABC da Boa Mesa, no período de 16 a 18 de agosto, na Praça da Liberdade, em Cristalina. O evento teve como principal característica a participação maciça de produtores de alimentos da região e comunidade do município, além de visitantes de diversas localidades de Goiás, incluindo outros Estados e o Distrito Federal. Durante o evento, a Fazenda Figueiredo foi palco de visitas de algumas autoridades.

Segundo os organizadores do evento, os resultados corresponderam aos objetivos do projeto de aproximação dos produtores de alimentos locais com a sociedade, e podem ser medidos pelos números que representam todo o circuito, que foi instalado em uma área de aproximadamente 1,8 mil m2 com capacidade para 1,2 mil pessoas, sendo 800 sentadas.

O evento abriu espaço para realização de três Oficinas Gastronômicas Conceituais para aproximadamente 100 pessoas, incluindo donas de casa, profissionais de bares e restaurantes e pessoas que querem empreender o próprio negócio. Foi também uma portunidade para apresentação do cenário de produção sustentável das atividades.
 

Durante os 3 dias de de evento, foram servidos 2,1 mil refeições, 655 porções variadas de petiscos, 1.625 porções de batata frita, 850 litros de chope, 1,8 mil unidades de docinhos e 126 quilos de tortas. No total, foram consumidos uma tonelada de batata, 600 quilos de cebola e 240 quilos de alho - doação dos produtores. As empresas Piracanjuba, Itambé e Coopervap doaram leite, queijos e bebidas lácteas consumidos nas oficinas, cozinha show e degustação nos stands.

Airton Arikita, da organização, falou sobre a importância do produtor de alimentos para Cristalina. "Ninguém chega ao 1° PIB Agrícola do País por acaso. É muito trabalho e investimento em tecnologia. Mas não basta falar apenas da riqueza produzida pelo campo, é preciso se relacionar com todos os segmentos da sociedade. É importante que o exemplo do ABC fique conosco todos os dias." A idéia desses eventos é criar uma sinergia grande entre o campo e a sociedade, entre o campo e a opinião pública. É mostrar que temos produtividade com construtividade, respeito ao meio ambiente e as legislações brasileira e internacionais. Por isso, o Brasil é um grande exportador de alimentos.
 

Enilton Kennedy, que discursou em nome da cadeia do leite que estreou este ano no ABC da Boa Mesa, lembrou que não é por acaso que o grupo se juntou aos produtores de alho, batata e cebola. "Se trabalharmos juntos, como o pessoal do ABC, vamos melhorar a vida dos produtores de leite e aumentar a força de nosso setor."
 

Quem também esteve presente no evento foi o governador do estado de Goiás, Marconi Perillo, que fez uso da palavra: "Cristalina é o primeiro produtor no Brasil de uma série de alimentos. São mais de 600 pivôs de irrigação, com altíssima produtividade e tecnologia agregada à produção. A produtividade de Cristalina nos ajuda a bater recordes. Se Goiás é hoje um dos grandes produtores de alimentos do Brasil, é graças a vocês", afirmou o governador, sob forte aplauso.
 

De acordo com dados oficiais, Cristalina ocupa o posto de 1º lugar no ranking do PIB Agrícola nacional. Em 2010, o agronegócio gerou riquezas de R$ 624 milhões para o município, representando 55,67% do PIB geral, que ficou em R$ 1,1 bilhão. O Produto Interno Bruto foi calculado pela Secretaria de Estado de Gestão em Planejamento (Segplan), utilizando dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O alho, a batata, a cebola, o leite e demais culturas geram mais de 16 mil postos de trabalho na região.
 

Durante o evento, a Fazenda Figueiredo recebeu visitas de algumas autoridades de Cristalina e principalmente do município Baiano de Mucugê-BA, com a presença da Prefeita Municipal Ana Olimpia Hora Medrado, da vice prefeita Zenilda Rebouças de Almeida, do Representante Setor Florestal do Estado da BA junto à Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Flamarion Souza Matos, do Secretário Executivo da Câmara Setorial de Hortaliças do Estado da BA - Evilásio Fraga e o produtor de HF - Kaoru Antonio Haramoto além de outras autoridades do município de Mucugê e também de Cristalina-GO.

 

Texto: ABC da Boa Mesa, adaptado por Reinaldo Figueiredo e revisado por Vanessa Bortolanza Figueiredo


Veja todas as notícias


2018 - Fazenda Figueiredo - Todos os direitos reservados.
Rua A - Quadra 48 - Lote 10 s/n - Setor Noroeste - Caixa Postal 01 - CEP 73850-000 - Cristalina - Goiás - FoneFax - (61) 3612-1480