Untitled Document

 



  

As filhas de Shottle na Fazenda Figueiredo

A FAZENDA FIGUEIREDO está localizada no município de Cristalina/Go e vem se destacando no cenário nacional em termos de produção de leite, diante do projeto arrojado de seu administrador e proprietário REINALDO CARLOS FIGUEIREIDO.

A atividade de produção de leite inciou-se em 1987 em Mandaguari/PR com vacas mestiças, até chegar ao novo projeto em Goiás, com vacas holandesas de famílias consagradas.

A fazenda produz hoje em torno de 22.600 litros de leite diários com 650 vacas em lactação, mas o projeto total é para 60.000 litros diários. A Fazenda conta com 40 funcionários, e todos os investimentos estão sendo feitos para oferecer mais conforto às vacas, para que elas possam produzir e reproduzir mais. O foco da fazenda é a produção de leite de alta qualidade, buscando não agredir o meio ambiente e com soluções de energias renováveis.

A fazenda prima no investimento de genética de ponta e multiplicação da mesma, seja através da IA (Inseminação Artificial), TE (Transferência de Embrião) ou FIV (Fertilização In Vitro), para tornar-se um dos maiores bancos de genética do Brasil. Famílias de vacas consagradas no Brasil e do Mundo são adquiridas para fazer parte deste grande projeto genético.

Três Free Stall alojam as vacas em lactação, mais o pré-parto. A fazenda segue rígidos padrões de qualidade na produção de leite. Em 2012, o leite produzido teve uma média de 18.250 UFC, 147.416 CCS, com 3.57% de GORDURA e 3.29% de PROTEÍNA em suas lactações encerradas. Em relação à conformação animal, a Associação de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa classificou 400 vacas, obtendo pontuação média de 82,54 (sendo 1,69 a média de lactações das vacas).

Nós, da ABS Pecplan, temos o orgulho de ajudar a fazenda a atingir seus objetivos com o fornecimento de genética para a fazenda. Atualmente, sem sombra de dúvidas, um dos grandes destaques da fazenda em termos de genética são as filhas do ícone da raça PICSTON SHOTTLE.

"Acredito que seja uma das fazendas com o maior número de filhas já em lactação, e a satisfação por elas é algo que poderá ser comprovado neste material", afirma Marcello Mamedes - Médico Veterinário e Técnico de Leite da ABS Pecplan que atende a Fazenda Figueiredo.

Hoje, PICSTON SHOTTLE é um dos maiores pai da FAZENDA FIGUEIREDO com mais de 100 progênies nascidas, sendo que temos desde vacas na sua 2ª lactação até bezerras na fase de aleitamento, e ainda continuam usando nas IA e TE. Em lactação, encontram-se 35 animais, com média de idade de 26,1 meses no 1º parto. Hoje, este lote de 35 vacas está com produção de 34,00 kg leite/dia, sendo que destas, 27 (20 de 1º parto e 7 de 2º parto) já foram classificadas pela associação, obtendo pontuação média de 83 pontos.

Este ano, PICTSON SHOTTLE completou 14 anos de idade. No último sumário de agosto 2013 na base americana, ele possui uma confiabilidade de 99% em TODAS AS CARACTERÍSTICAS, sendo na prova de PRODUÇÃO nada menos do que 86.607 filhas em 17.730 rebanhos, e na prova de TIPO 54.032 filhas em 12.923 rebanhos. A sua influência na raça vai além de pai de touros. Podemos verificar que em todas as centrais de IA no mundo, que grande parte da bateria de touros são filhos ou netos de SHOTTLE. O seu legado na raça, com toda a certeza, ficará marcado pela sua altíssima confiabilidade em transmitir excelente tipo funcional a suas filhas, com características de saúde e manejo em extremo, além da altíssima fertilidade sua e de suas filhas, resultando para os clientes vacas saudáveis, longevas, funcionais e muito LUCRATIVAS.

"As filhas de Shottle na Fazenda Figueiredo se destacam por serem bezerras e novilhas com muita saúde e facilidade para emprenhar, tendo idade média ao 1º parto de 24 meses. Na lactação a saúde e a fertilidade permanecem, além de serem animais produtivos, com muita força leiteira, boas pernas e excelentes úberes. São animais que suportam o manejo intensivo do Free-stall e que certamente terão longevidade no plantel" - diz Pedro Henrique Amâncio Afonso - Médico Veterinário e Gerente Administrativo da Fazenda Figueiredo.

Abaixo algumas informações passadas pelo proprietário REINALDO sobre o projeto da fazenda e como se lida com a questão genética da fazenda.

ABS Pecplan -Quais os critérios de escolha dos touros para serem utilizados na Fazenda?

Reinaldo - Procuro sempre touros que me trazem uma vaca equilibrada, que dê boas quantidades de leite e por um longo tempo, que não tenha muitos problemas de saúde e que tenha sua beleza funcional enaltecida.

ABS Pecplan - Dê que forma as filhas do Shottle têm contribuído para atingir estes objetivos?

Reinaldo - As SHOTTLES são as vacas que eu procuro, mais do que eu imaginava, pois além da saúde e das altas produções, elas são mansas e bonitas.

ABS Pecplan - Quais características que mais chama atenção das filhas do SHOTTLE na Fazenda Figueiredo?

Reinaldo - Padrão, e um padrão bem acima da média, como poucos touros da raça foram capazes de fazer.

ABS Pecplan - Como você tem enfrentando a questão consanguinidade dentro do seu rebanho?

Reinaldo - É muito difícil, mas estou entrando com mais genoma, até 30% no máximo, e em certos animais estou aumentando a consanguinidade.

ABS Pecplan - Touros Genômicos X Touros Provados, como a FAZENDA FIGUEIREDO tem lidado com esta ferramenta?

Reinaldo - Não abro mão dos touros provados. Hoje há excepcionais touros genômicos no mercado. Para mim, que vendo genética, não é importante só fazer uma vaca boa, mas para agregar mais valor, é necessário ter um pai conhecido e de alta qualidade.

 

Por Marcello Mamedes - Médico Veterinário e Técnico de Leite da ABS Pecplan que atende a Fazenda Figueiredo.


Veja todas as notícias


2018 - Fazenda Figueiredo - Todos os direitos reservados.
Rua A - Quadra 48 - Lote 10 s/n - Setor Noroeste - Caixa Postal 01 - CEP 73850-000 - Cristalina - Goiás - FoneFax - (61) 3612-1480