Untitled Document

 



  

Fazenda Figueiredo tem o animal nº 1 do Brasil de Mérito Liquido segundo levantamento do CLARIFIDE

No dia 17 de Agosto de 2017, durante o Agroleite na cidade de Castro/PR, o Assistente Técnico Clarifide, Cleocy Fam de Mendonça Júnior apresentou os resultado de um trabalho realizado no Brasil com dados desde o ano de 2012. O serviço de avaliação Genômica CLARIFIDE oferece aos produtores de leite brasileiros uma forma rápida e bastante simples para que os criadores conheçam os reais valores genéticos de seus animais, utilizando essas informações para tomar as melhores decisões para a evolução genética em suas propriedades.

O Sumário Top 100 CLARIFIDE para a Raça Holandesa teve como base as avaliações realizadas até o período de Junho/2017, contando com os índices genômicos de aproximadamente 38.000 fêmeas distribuídas em 743 rebanhos nacionais. Dentre as várias características e índices de compostos disponibilizados pelo CLARIFIDE, foram selecionadas 11 características de reconhecida importância econômica: TPI, Mérito Líquido, Leite, Gordura, Proteína, Vida Produtiva, Taxa de Prenhez das Filhas, CCS, PTA Tipo, Composto de Úbere e Composto de Pernas e Pés. A Fazenda Figueiredo teve animais classificado em todas as características.

A Fazenda Figueiredo colocou 34 animais no TOP 100, sendo Composto de Pernas e Pés com o maior número de animais (9), seguido por Composto de Úbere com (8 animais).

Tivemos dois animais de maior destaque, MPF 5205 DASLU 4245 SILVER (Silver x Mccutchen x Atwood x Durham), ela obteve pontuação em 4 características, sendo a 35º em TPI, 95º em Mérito Líquido, 72º em TIPO e 27º em Pernas e Pés, isso mostra o quão completa é a bezerra, estando entre as melhores do Brasil em quatro características das 11 analisadas.

Outro animal destaque foi a bezerra MPF 6651 Odalisca 4759 Modesty-FIV (Modesty x Dorcy x Shottle x Leader), sendo o 15º para TPI, 48º para Proteína, 27º para Vida produtiva e Nº1 para o Mérito Liquido com 810 pontos, com toda a certeza um dos índices mais procurados.

Uma coisa que nos chamou atenção foi em relação as famílias. Observamos que o maior destaque foi a família LULU e JOELMA, colocando 4 animais pontuados. Outras 3 famílias merecem nossos comentários, a família Frandixi, Frantisco e Odalisca, com 3 animais pontuados cada uma.

Entre os pais os destaques foram Monterey e Montross ambos com 6 filhas cada.

Esse resultado representa o constante trabalho genético que a equipe da Fazenda Figueiredo vem fazendo no decorrer dos anos. Agora estamos mais do que nunca focados em algumas características, fazendo um trabalho mais seletivo onde o ponto alto de nossas escolhas são as características de saúde, buscando animais mais resistentes, produtivos e longevos.

Texto: Reinaldo Carlos Figueiredo


Veja todas as notícias


2018 - Fazenda Figueiredo - Todos os direitos reservados.
Rua A - Quadra 48 - Lote 10 s/n - Setor Noroeste - Caixa Postal 01 - CEP 73850-000 - Cristalina - Goiás - FoneFax - (61) 3612-1480