Untitled Document

 



  

MORRE MPF OASIS MARQUESA ROY EX-92

Ontem, dia 23 de janeiro de 2018, morreu na Fazenda Figueiredo um dos nossos maiores ícones, a vaca mais premiada do nosso plantel. MPF OASIS MARQUESA ROY EX-92, nasceu dia 24/10/2004, e nesses pouco mais de 13 anos de vida produziu a marca de 100.635,63 litros de leite e teve classificação para tipo excelente 92 pontos (EX-92).

MPF OASIS, por nós chamada de 604, esteve duas vezes entre as melhores vacas do Brasil, sendo nomeada vaca 5 anos em 2010 e vaca vitalícia em 2012. Foi vencedora em várias exposições e ela era a única vaca do nosso plantel que nasceu no Paraná, onde éramos criadores antes de vir para o estado de Goiás.

O número do brinco dela era 604, e quando se soma esses algarismos tem-se o número 10. Esse número é tido como EXCELÊNCIA, e foi isso o que ela fez, representou, reinou e se tornou um ícone da raça holandesa. MPF OASIS 604, o nome já diz tudo: Oásis, lugar de abundância e riquezas ao redor de tanta miséria. Foram ao todo 6 partos com muita consistência, foi classificada excelente por 6 vezes. Que caminhada, que história, que ousadia!

Demonstrou ser aquilo que o DNA, o genoma e a lei dos homens não explica. Será que tudo foi efeito do fenótipo? Concluímos que não, pois se fosse, muitas outras também seriam como ela. Foi a 604 que quebrou tabus, mostrou para suas companheiras que mesmo muito bela, também pode ser produtiva, mesmo tendo em seu peito um coração que parecia ser falho, mas na verdade apenas dessincronizado, trabalhou melhor do que muitos que pareciam serem bons. Sempre brinquei "eeeh 604, as outras vão e você fica aqui firme!".

Tão vigorosa que nem na decadência dos seus últimos dias ela foi capaz de desistir. E o que fica para nós são todos esses exemplos. O primeiro é que não é a lei dos homens que manda aqui. O segundo é que não possuímos as melhores ferramentas, mas podemos fazer o melhor com as ferramentas que temos. E em terceiro, muitos desviarão nossas atenções, porém devemos manter o foco. E além disso temos que ousar na fé, pois com certeza a 604 foi uma escolhida por Deus.

Parabéns! Que honra! Obrigado por me ensinar tudo isso e deixar eu fazer parte da sua vida e jamais esquecer de você, Oásis 604!

 

Texto: Pedro Medeiros

Adaptação: Reinaldo Carlos Figueiredo

Correção: Vanessa M. Bortolanza Figueiredo


Veja todas as notícias


2018 - Fazenda Figueiredo - Todos os direitos reservados.
Rua A - Quadra 48 - Lote 10 s/n - Setor Noroeste - Caixa Postal 01 - CEP 73850-000 - Cristalina - Goiás - FoneFax - (61) 3612-1480