Untitled Document

 




FAZENDA FIGUEIREIDO É PIONEIRA A FAZER CLASSIFICAÇÃO PARA TIPO COM O NOVO SISTEMA ELETRÔNICO

A Fazenda Figueiredo é a primeira fazenda do estado de Goiás e umas das primeiras do país a usar novo equipamento eletrônico para classificação para tipo.

Desenvolvido pela equipe de processamento de dados da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (ABCBRH) e com o auxílio de técnicos contratados, essa nova tecnologia vem trazer segurança, rapidez e conforto ao classificador, e principalmente agilidade no processo, uma vez que todos animais cadastrados da propriedade estarão inseridos no aparelho antes do técnico ir na fazenda. Isso agiliza o preenchimento do cadastro do animal, pois o classificador deve somente indicar o número ou nome da vaca que já aparecerá todo seu cadastro.

Além disso, o equipamento foi desenvolvido para evitar variações entre classificadores, pois as 23 características a serem observadas pelo classificador são todas mensuráveis, a medida é lançada no aparelho, é transformada em pontos que variam de 1 a 9, sendo que cada umas das características tem seu número ideal. No final de cada seção ele indica o ponto da mesma, e o classificador pode mexer dando seu feeling para a vaca, pois não tem como o aparelho calcular estilo.Tudo é matemático, no final da classificação o equipamento sugere a pontuação final, e o classificador tem a  possibilidade de mudar dois pontos para baixo ou para cima, conforme sua avaliação.

O aparelho vem sendo usado por classificadores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais e Paraná, sendo que sua maior utilização até esse momento foi no Paraná, onde o classificador e coordenador do Colégio Brasileiro de Classificadores (CBC) Dr. Pedro Guimarães Ribas Neto foi responsável pelos primeiros testes e aprovou a nova tecologia.

Foram classificadas na Fazenda Figueiredo 145 vacas em 1 dia e meio, isso não seria possível sem a ajuda desse equipamento.

Eu parabenizo toda a equipe de técnicos da Associação Brasileira de Gado Holandes por mais essa novidade, espero que esse equipamento venha para somar, pois além de muito ágil, ele nos favorece tranqüilidade no desenvolvimento do processo de classificação, pois acabada a classificação, ele solta uma série de relatórios, a passagem das pontuações é em tempo real, não necessitando ninguém ficar lançando-as. Isso traz segurança, é disso que necessitamos. Muito obrigado ao Cleocy Fam de Mendonça Júnior, que disponibilizou a oportunidade de fazermos parte desse momento histórico.
 

Texto: Reinaldo Carlos Figueiredo e revisado por Cleocy Fam de Mendonça Júnior.

 


Veja todas as notícias


2018 - Fazenda Figueiredo - Todos os direitos reservados.
Rua A - Quadra 48 - Lote 10 s/n - Setor Noroeste - Caixa Postal 01 - CEP 73850-000 - Cristalina - Goiás - FoneFax - (61) 3612-1480