Untitled Document

 




FAMÍLIA FUMAÇA ENTRA PARA A HISTÓRIA NO BRASIL

É com muita alegria que comunicamos mais essa conquista! Sábado, dia 16 de junho de 2012, a vaca MPF LUNA FUMAÇA SAINT - B+82, ultrapassou a marca de 100.000 litros de produção de leite total. Filha da MPF FUMAÇA 267, que também ultrapassou os 100.000 litros produzidos, entram para a história no Brasil como a quinta família com mãe e filha a alcançar essa marca.

Conforme dados estatísticos fornecidos oficialmente pela Associação Brasileira de Crisadores de Bovinos da Raça Holandesa, há até o momento, nos registros de mães e filhas acima de 100.000 litros, os criadores KLAAS SALOMONS com uma vaca e duas filhas, GERRIT VERBURG com dois conjuntos de mãe e filha, HANS JAN GROENWOLD também com dois conjuntos, HARRY KASDORF com um conjunto, e agora LUIZ CARLOS FIGUEIREDO também com um conjunto. É importante ressaltar que esses 4 outros criadores são do estado do Paraná, e Luiz Carlos Figueiredo transferiu todo gado do Paraná para Goiás em 2006, mas as vacas MPF Luna e MPF Fumaça, ambas nasceram e tiveram seu início de lactação no estado do Paraná.

 MPF LUNA FUMAÇA SAINT – B+82, é uma daquelas vacas que eu costumo dizer que gosta de dar leite. Ela está em seu oitavo parto com menos de 60 dias de parida, devido a um desgaste ocorrido pelo tempo em uma articulação, mal pode caminhar, está separada em uma baia, não sai de lá para nada, e se encontra com mais de 60 litros diários, isso aos 12 anos de idade. Seu maior feito foi no ano de 2009, quando com 302 dias produziu 16.421,9 litros, isso resulta em 54,37 litros de média, mostrando aí a sua bela taxa de prenhez, pois em menos de 305 dias já estava seca e pronta para um outro parto. Esse fato aconteceu 3 vezes em sua carreira, recebendo aí o título de Reprodutora Emérita, mostrando que uma vaca pode produzir muito leite, mas para passar de 100.000 litros ela tem que reproduzir. Sua maior lactação encerrada foi no sétimo parto, que com 365 dias produziu 18.439 litros com média de 50,51 litros diários.

Poder atingir esse fato histórico é motivo de muito orgulho a toda a equipe da Fazenda Figueiredo, pois há pouco tempo atrás era um sonho muito distante fazer uma vaca com mais de 100.000 litros. Hoje temos duas, e o mais formidável é que são mãe e filha! Isso mostra o trabalho incansável de seleção genética da Fazenda Figueiredo, pois nossa missão é colocar animais realmente diferenciados no mercado, animais acima da média, tanto em leite, tipo e principalmente vida útil.

Agradeço muito a Deus, por permitir que nossos sonhos sejam realizados, ao meu pai, pois ao longo de mais de 40 anos de trabalho proporcionou muitas alegrias a todos da nossa família, colaboradores e a nós da “leiteria”, agradecemos pela visão de iniciar esse trabalho há 25 anos atrás. Agradeço a toda a minha família pela força dada a mim, e a todos os amigos que trabalham com nossas vacas, pois a eles transfiro a responsabilidade e a competência dessa conquista. Aos meus consultores, amigos e clientes, façam sempre da Fazenda Figueiredo a vossa casa. Um grande abraço muito emocionado a todos...
 

 Texto: Reinaldo Carlos Figueiredo, revisado por Vanessa Bortolanza Figueiredo


Veja todas as notícias


2018 - Fazenda Figueiredo - Todos os direitos reservados.
Rua A - Quadra 48 - Lote 10 s/n - Setor Noroeste - Caixa Postal 01 - CEP 73850-000 - Cristalina - Goiás - FoneFax - (61) 3612-1480