Untitled Document

 




FAZENDA FIGUEIREDO, A FAZENDA QUE MAIS CLASSIFICOU VACAS EM 2011, VOLTA A CLASSIFICAR

Conforme dados oficiais da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos da Raça Holandesa, a Fazenda Figueiredo foi a Fazenda que mais classificou vacas no ano de 2011. Com 401 vacas classificadas, obteve a primeira colocação, também foi a 12° fazenda que mais registrou animais, e a 6°com mais vacas controladas.  

Nos dias 19 e 20 de Junho esteve presente na Fazenda Figueiredo para mais uma classificação, o Superintendente técnico da Associação dos Criadores de Holandês de Minas Gerais, Cleocy Fan de Mendonça Junior. Toda a equipe da fazenda se mobilizou para essa operação, na qual foram classificadas um total de 120 vacas, dentre estas, 61 de primeiro parto. A média geral ficou em 81,5 pontos. Foram classificadas 1 vaca EX, 19 MB (sendo uma delas de primeiro parto) e ainda 3 B+84 pontos no primeiro parto.

Destaques:

MPF 1489 ZAPA 951 GOLDWYN II, Classificada MB-87 no segundo parto, com apenas 10 dias de parida, tem potencial para classificar com maior pontuação, mas como diz Cleocy: “Reinaldo, tenho classificar o que estou vendo e não o que poderá ser”. Filha de MPF REITORA OLIVIA CANVAS MB-85, é descendente da vaca MPF Zapa, grande matriarca na Fazenda Figueiredo, desta mesma família já tivemos 2 MB de primeiro parto, sendo uma MB-86 e uma MB-87, e várias MB com mais partos, sendo uma MB-89 no terceiro parto. São vacas de muito leite com alto sólidos e muita longevidade. A MPF 1489 Zapa 951 Goldwyn II tem produção de 13.587,45 litros em seu primeiro parto, a qual foi campeã nas duas exposições que participou no ano de 2011, sendo também nas duas vezes terceira vaca Jovem, e posteriormente foi eleita Nomeada Nacional na categoria 2 anos Junior. Com poucos dias de parida, vem para ser um dos nossos maiores destaques para as pistas em 2012.

J.E.N. CANTIGA TOY, classificada EX-90 pela segunda vez, está em seu quarto parto, tem uma produção de sólidos muito acima da média, com certeza é uma das grandes vacas da Fazenda Figueiredo, não só por seu desempenho, mas também em seu tamanho pois ela realmente  é “muito grande”. Filha de uma das melhores vacas da Fazenda Rio Verde, a RIO VERDE ENCORE PETUNIA, também classificada excelente por duas vezes, foi campeã em diversas exposições nacionais e a Grande Campeã de Uberaba em 2004.

ENGENHO DA RAINHA JOIA 1248 LYSTER, em seu primeiro parto foi classificada MB-85, no segundo MB-86, e agora no terceiro MB-88, vem melhorando a cada parto. É uma vaca daquelas que sempre gostamos de ver, muito equilibrada e com muita força leiteira, entra para nosso seleto grupo de doadoras. É a vaca para quem gosta de família, são 6 gerações de vacas MB, sendo descendente da grande COMESTAR LAURIE SHEIK ET, vaca de renome internacional, uma das grandes vacas da história da raça holandesa.  

A.C.B. AIRRAID ZENITH, agora em seu terceiro parto classificada MB-88, tem produção de 33.238,63 litros acumulada em dois partos, com média de 3,83% de gordura e 3,20% de proteína, foi campeã bezerra menor na Megaleite 2008, campeã vaca jovem na Expogoiânia 2011, e terceira melhor vaca dessa mesma exposição. É descendente de BROWNDALE SULTAN BRIT-EX-92, vaca formadora de família em vários plantéis do Brasil, com muitas filhas MB e EX, é uma das grandes matriarcas do nosso país.

Agradeço ao Cleocy por ter se deslocado até a Fazenda, essa classificação foi diferenciada das anteriores, por força maior não houve a confraternização que sempre fazemos, pois tanto o Cleocy quanto o Reinaldo não estavam bem de saúde. Apesar de tudo, a data foi muito especial, pudemos com muita calma classificar, observar e entender a fundo o que se passa com cada uma das vacas analisadas. Como sempre digo, a classificação muitas vezes é motivo de decisões importantes na fazenda. Um grande abraço a todos.

 

Texto: Reinaldo Carlos Figueiredo, revisado por Vanessa Bortolanza Figueiredo


Veja todas as notícias


2018 - Fazenda Figueiredo - Todos os direitos reservados.
Rua A - Quadra 48 - Lote 10 s/n - Setor Noroeste - Caixa Postal 01 - CEP 73850-000 - Cristalina - Goiás - FoneFax - (61) 3612-1480