Untitled Document

 



  

EQUIPE DA FAZENDA FIGUEIREDO FAZ VISITA TÉCNICA AOS ESTADOS UNIDOS

Em parceria com a DeLaval, integrantes da Fazenda Figueiredo estiveram entre os dias 01 e 08 de Outubro em viagem técnica no estado de Wisconsin, que é conhecida como a terra do leite nos Estados Unidos.

Acompanhados pelo João Pereira (Departamento de Grandes Projetos) da DeLaval, Reinaldo Figueiredo (Diretor Administrativo), Vanessa Figueiredo (Assessoria e divulgação) e Pedro Henrique Afonso (Gerente de produção), viajaram com o intuito de conhecer um pouco mais das novas tecnologias em conforto animal e principalmente, tratamento de dejetos. Fizeram visitas técnicas a seis fazendas e também acompanharam os novos lançamentos na "World Dairy Expo", maior exposição da atividade leiteira do mundo, em Madison, capital do estado de Wisconsin.

No primeiro dia visitamos a World Dairy Expo e pudemos ver de perto as novas tendências de mercado e novos produtos destinados aos diversos ramos da atividade leiteira. Esse ano, uma das coisas que mais chamou a atenção foi o grande interesse dos estrangeiros com relação ao Brasil, foi impressionante a procura dos representantes, em quase todos os stands que parávamos éramos abordados pelos expositores, todos muito curiosos para conhecer a nossa realidade pois muitos deles têm interesse em entrar no crescente mercado brasileiro. Há muitas novidades, uma enorme variedade de produtos que poderiam ajudar muito em nosso dia a dia na Fazenda, mas que devido aos impostos acabam ficando financeiramente fora da nossa realidade. A taxa imposta pelo Brasil dificulta a entrada de muitos produtos importados, sendo esse uns dos maiores problemas hoje em nossa atividade, pois a grande maioria dos equipamentos são importados e os preços aqui acabam sendo mais que o dobro que nos Estados Unidos.

Nas visitas às fazendas, pudemos ver de perto algumas novidades, com destaque especial à grande aceitação que os produtores Norte-Americanos estão tendo com relação aos “robôs” para ordenhar os animais. Muitos produtores já entregaram as tarefas pesadas de ordenha ao Sistema de Ordenha Voluntária VMS DeLaval. Destaco também as salas de ordenha rotatórias de alta tecnologia, realmente um produto de grande eficácia para o grande produtor moderno. Elas são mão de obra eficientes para operações leiteiras que necessitam de um alto rendimento por hora. As vacas permanecem calmas e a rotina de ordenha é a mesma para cada vaca, todos os dias.

Dentre as fazendas visitadas, sem dúvidas a que merece o maior destaque é a Rosendale Dairy. Com apenas 376 metros quadrados, tem toda uma estrutura de produção, ordenha, tratamento de dejetos, fábrica de ração e estoque de silagem para 8.000 vacas em lactação. Com incríveis 43 litros de média por dia e 174 de CCS, a fazenda é impecável! Trabalha com um conceito muito moderno e inteligente no manejo das vacas, são bem rigorosos, focam o bem estar animal priorizando a tranquilidade da vaca, e nem fotos eles deixam tirar - tivemos que deixar as câmeras dentro do ônibus. É realmente uma fazenda organizada, para mim é hoje a fazenda que serve de referência para meus projetos futuros, é exemplo de organização, funcionalidade, respeito à vaca e principalmente um equilíbrio muito grande entre todas as partes da fazenda.

O grande show ficou para sábado, quando aconteceu a final do julgamento do holandês preto e branco na World Dairy Expo. Com a presença de grandes vacas, algumas já consagradas e outras que ali iniciaram uma carreira promissora, pode-se dizer que a pista de julgamento de Madison é a maior em quantidade e qualidade do mundo, na qual a maioria das vacas holandesas mais famosas da historia já desfilaram.

Com tantas apostas, a pista de 2012 de Madison teve muitas surpresas. Vacas favoritas como a ROY FROSTY-EX-97, tida como uma das melhores de todos os tempos, e a TALENT LICORICE-EX-95, uma das mais caras da história, ficaram para trás e deram lugar a emergentes como a RF GOLDWYN HAILEY-EX-97 e a COOKVIEW GOLDWYN MONIQUE EX-92, sagradas Grande Campeã e reservada Grande Campeã da raça, respectivamente.

Agradeço a companhia de minha esposa Vanessa, ao nosso gerente Pedro e ao João Pereira da DeLaval, que no decorrer desses dias que convivemos, pudemos firmar ainda mais a amizade. Agradeço a toda a diretoria da DeLaval por essa grande experiência, realmente foi uma viagem muito produtiva e que nos trouxe um incentivo ainda maior para investir na atividade.
 

Texto: Reinaldo Carlos Figueiredo, revisado por Vanessa Bortolanza Figueiredo


Veja todas as notícias


2018 - Fazenda Figueiredo - Todos os direitos reservados.
Rua A - Quadra 48 - Lote 10 s/n - Setor Noroeste - Caixa Postal 01 - CEP 73850-000 - Cristalina - Goiás - FoneFax - (61) 3612-1480